O Livro

Quando se sentou para fazer o esboço do livro, a escritora Cassandra Clare pensou em escrever algo que combinasse os elementos tradicionais da fantasia – uma épica batalha entre o bem e o mal, monstros, bravos heróis, espadas encantadas – e os reformulou sob uma óptica moderna e urbana. Assim nasceram os Caçadores de Sombras (Shadowhunters), clássicos guerreiros que seguem as suas tradições milenares na famosa série “Os Instrumentos Mortais”.

Com inúmeros fãs no Brasil, a série é uma trilogia dividida entre City of Bones (Cidade dos Ossos), City of Ashes (Cidade das Cinzas) e City of Glass (Cidade de Vidro). O sucesso da série é tanto que a publicação de um quarto livro está prevista para 2011: City of Fallen Angels (Cidade dos Anjos Caídos). No primeiro livro da série, a tradução é bem fiel à versão em inglês, pois captou toda a essência do livro e escolheu as palavras certas para contar a história de Cassandra Clare.


Cidade dos Ossos é o primeiro livro da série e nos apresenta a protagonista, a jovem Clary Fray, de 15 anos. Na história, ela tem sua vida virada de cabeça pra baixo depois que presencia um assassinato cometido por três adolescentes cobertos com tatuagens estranhas e portando armas bizarras. Porém, o corpo do morto desaparece no ar. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer… Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.